Como escolher o melhor vinho para o Natal?
E aí, ragazzi! Como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos muito bem. Por aqui está tudo ótimo, afinal, logo é dia de comemorar uma das datas preferidas da Nonna. E, se você pensou em natal, fique sabendo que pensou certo.
O natal é uma das datas preferidas por aqui, e não poderia ser diferente para a Nonna, né? Não existe outra data com mais cara de família reunida do que o natal. E como você já sabe, toda reunião em família é motivo para abrir aquele bom vinho que todo mundo ama (e tem que ser da Fabenne).
Por isso, no post de hoje, a Nonna reuniu algumas dicas de vinhos que não podem faltar na sua ceia de natal (e algumas harmonizações que vão agradar todo mundo, inclusive o tio do pavê!). Curioso(a) para saber mais sobre essas dicas? Continue acompanhando. Buona lettura!
Vinho para a entrada da ceia de natal
Que o natal é uma maravilha, isso todo mundo concorda. Mas precisamos concordar também que a comida demora pra sair, né? Por isso, a primeira dica da Nonna é justamente sobre vinhos que podem harmonizar super bem com algumas entradas (ou aperitivos) da ceia de natal.
Enquanto a ceia não fica pronta, você pode oferecer para os seus convidados as famosas cestinhas de massa folhada recheadas com nozes e ricota. E, para harmonizar com essa entrada que é uma deliciosa, opte por um vinho rosé ou um espumante.
Vinho + peru: será que dá pra harmonizar?
Se você já começou a se desesperar pensando em como harmonizar o peru de natal com vinho, fique tranquilo. É claro que a Nonna já pensou em tudo e trouxe algumas dicas para você.
O peru de natal é a grande estrela da noite, e até quem não gosta muito desse tipo de carne, acaba comendo um pedacinho. E, para que a harmonização seja perfeita, o vinho indicado aqui é um tinto seco.
Vinhos e acompanhamentos
O peru não pode ser servido sozinho, né? A ceia de natal na casa da Nonna leva pelo menos uma dúzia de acompanhamentos. E haja vinho da Fabenne para harmonizar com todos eles!
Para escolher o melhor vinho aqui, é preciso entender qual foi a sua escolha de acompanhamentos. Se você seguiu uma linha mais clássica, por exemplo, com arroz à grega, maionese, salpicão, salada, farofa, suflê de legumes, um vinho que ajude a quebrar toda essa gordura é a melhor opção. Dica da Nonna de harmonização: Cabernet Sauvignon.
Vinhos e sobremesas
Ah, sobremesas! Aquele momento da ceia de natal que todo mundo ama e fica esperando ansiosamente. Você também é assim? A Nonna aqui ama um docinho, ainda mais quando dá pra harmonizar com um bom vinho!
E é claro que você, ragazzi fiel aqui da Fabenne, já sabe que dá pra harmonizar sobremesa com vinho, né? Sim, inclusive as sobremesas natalinas. Quer ver?
A rabanada, que é uma sobremesa típica da ceia natalina, pode ser perfeitamente harmonizada com um vinho doce, ácido e, de preferência, espumante, para cortar a gordura da fritura.
E para quem ama panetone (mesmo ele não sendo uma sobremesa), fique sabendo que também dá pra harmonizar com vinho! Aqui, a dica é optar por vinhos de colheita tardia que possuem aromas como mel, porque é esse o toque que fará toda a diferença na hora de harmonizar com um panetone de frutas cristalizadas.
Quer saber mais sobre a harmonização de vinhos e sobremesas? Dá uma olhada nessas dicas que ela já postou por aqui:
- Vinho + sorvete: aprenda a harmonizar
- Receita de Torta de Maçã + harmonizações com vinho
- 3 Receitas de Doces com Vinho
- Vinho e Chocolate: harmonizações que você precisa conhecer
Vinhos Fabenne na sua ceia natalina
Agora que você já sabe todas as dicas para escolher os melhores vinhos que harmonizarão perfeitamente com a sua ceia de natal, é hora de ir às compras no site da Fabenne, né?
Aqui você encontra vinhos tinto, branco, rosé… Todos com a qualidade que apenas as castas gaúchas podem oferecer. Além de diversos acessórios que podem ser excelentes opções de presente para quem você ama (e que também ama vinho).
Acesse nosso site e escolha agora mesmo quais vinhos Fabenne farão parte da sua ceia natalina. A Nonna está te esperando!