3 RECEITAS DE DOCES COM VINHO
Se doce e vinho já são bons separados, imagina só uma combinação dos dois? Estamos com água na boca só de imaginar! Por isso, no post de hoje, a Nonna reuniu 3 receitas de doces feitos com vinho para você arrasar na sobremesa e deixar todo mundo pedindo mais.
Curioso (a) para saber quais receitas são essas? Então, vamos lá. Papel e caneta na mão (e uma boa taça de vinho, é claro). Buona lettura!
PERAS AO VINHO
Você com certeza já deve ter provado (ou ao menos ouvido falar) sobre essa verdadeira iguaria em forma de sobremesa. Apesar de ser uma sobremesa considerada como ‘elegante e sofisticada’, ela não é muito difícil de fazer, pode ser servida sozinha ou acompanhada de um bom sorvete de baunilha ou creme, e agrada a todos os paladares.
Conhecida também como ‘peras bêbadas’, esse doce tipicamente francês combina perfeitamente a acidez da fruta com a doçura de um bom e encorpado vinho tinto. Agora vamos aos ingredientes que você vai precisar para fazer esse doce com vinho:
Ingredientes
- 3 peras maduras
- 500ml de água
- 400ml de vinho tinto
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 pitada de canela
Modo de fazer
Comece o processo de preparo descascando as peras, cortando-as ao meio e retirando suas sementes. Feito isso, em uma panela adicione o vinho, a água, o açúcar e a canela. Junte as peras à essa mistura e cozinhe tudo em fogo baixo por cerca de 30 minutos. Você verá que a receita chegou ao ponto certo quando, ao desligar o fogo, a mistura líquida se apresente como uma bonita calda.
Dica da Nonna: Sirva suas peras ao vinho com um bom sorvete de creme ou baunilha, que são sabores neutros e ajudarão a dar ainda mais evidência à combinação de sabores surpreendentes da pera e do vinho. Finalize com uma pitada de canela.
SAGU DE VINHO
Você sabia que o sagu é uma sobremesa tipicamente gaúcha? Isso mesmo, sua origem se deu na Serra Gaúcha (assim como os vinhos da Fabenne, olha só a coincidência!) e, apesar de seus amantes estarem concentrados em boa parte na região sul do Brasil, esse doce que tradicionalmente é feito com vinho, já ganhou corações por todo o país.
Existem algumas receitas de sagu que não levam vinho, mas a que a Nonna separou para te mostrar leva um bom vinho tinto como ingrediente! Vamos ao passo a passo de como fazer um sagu delicioso e deixar todo mundo pedindo mais:
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de sagu
- 10 xícaras (chá) de água
- 3 xícaras (chá) de vinho tinto
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 pedaço de canela em pau
- cravo a gosto
Modo de fazer
Para começar sua receita de sagu, o primeiro passo é hidratar o sagu. Para isso, coloque-o juntamente com 6 xícaras de água em fogo alto até que levante a fervura, mexendo sempre para que não grude. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe que permaneça cozinhando por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, retire do fogo, peneire o sagu e lave-o em água fria corrente, escorrendo bem.
Agora é só transferir o sagu escorrido para outra panela junto com as outras 4 xícaras de água, aqui você deve deixá-lo ferver novamente, sem deixar de mexer. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e continue mexendo até que a bolinha de sagu fique transparente (o que vai levar cerca de 15 minutos).
Em uma panela separada, adicione o vinho, o açúcar, a canela e os cravos. Misture tudo e leve para ferver em fogo baixo. Quando começar a ferver, junte o sagu já hidratado e cozido à mistura, diminua o fogo e deixe ferver por mais 10 minutos. Desligue, transfira o sagu pronto para uma tigela, espere esfriar e leve para a geladeira.
Dica da Nonna: O sagu quente é gostoso, mas esse doce com vinho gelado é ainda mais saboroso. E, para deixar a experiência ainda melhor, experimente servir seu sagu com um bom creme inglês gelado.
PANNA COTTA COM CALDA DE VINHO
Nossa última dica de doces feitos com vinho não poderia ser outra! A Panna Cotta é um doce tipicamente italiano e que faz sucesso entre todos nas mais diversas ocasiões especiais. E, vamos combinar, nem precisa de ocasião especial para essa delícia, né? Vamos a receita:
Ingredientes Panna Cotta
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 lata de creme de leite
- Meia xícara de chá de açúcar
- 5 colheres (sopa) de água
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 gelatina em pó incolor e sem sabor
Ingredientes calda de vinho
- 1 xícara (chá) de vinho tinto
- Meia xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de açúcar)
Modo de fazer
Em uma panela funda junte o creme de leite e o açúcar. Depois de misturar bem, leve para cozinhar em fogo baixo até ferver, depois retire do fogo, acrescente a essência de baunilha e reserve. Em outro recipiente, adicione a gelatina sem sabor e as 5 colheres de água. Misture bem e leve ao fogo em banho-maria para que dissolva completamente. Assim que estiver bem dissolvida, acrescente a gelatina ao creme que estava reservado e misture de forma delicada.
Para fazer a calda de vinho que acompanhará a Panna Cotta, você precisará adicionar todos os ingredientes da calda em uma panela e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Feito isso, é só esperar esfriar e adicionar ao doce.
Dica da Nonna: Experimente servir sua Panna Cotta com calda de vinho bem gelada e com raspas de chocolate amargo por cima. Todo mundo vai amar!
Agora que você já sabe o passo a passo de 3 receitas deliciosas de doces com vinho, não precisamos nem dizer que os melhores rótulos você encontra na Fabenne, né? Com apenas uma bag você consegue fazer todas as receitas que listamos aqui (e ainda sobra para beber enquanto cozinha!)
Acesse nosso site e confira nossas opções de vinhos!