Provavelmente você já viu que nós lançamos a linha Seleção Especial, e dentre os 3 novos vinhos, temos o Fabenne Chardonnay.
Achamos que seria interessante contar para vocês alguns detalhes e curiosidades da uva, assim, na hora de comprar o seu Fabenne, você não terá dúvidas.
A casta Chardonnay é originária da Borgonha, região localizada no centro-leste da França e é fruto do cruzamento natural entre a uva Pinot Noir e a casta Gouais Blanc. Uma curiosidade interessante é que seu nome, Chardonnay, é o mesmo que de um vilarejo perto de Uchizy, uma comuna francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado.
Por ser uma uva neutra e de fácil cultivo, ela pode ser encontrada em praticamente todas as regiões produtoras de vinho e se consagrou principalmente na Califórnia, Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e Brasil.
No entanto, mesmo sendo uma uva que se adapta facilmente a diferentes climas e solos, o estilo e as características do vinho variam de acordo com a região onde for plantada.
Em regiões mais frescas, como em Chablis, região localizada ao norte da Borgonha e considerada referência quando se trata de vinhos brancos feitos com Chardonnay, a casta origina vinhos com notas cítricas, lembrando maçã verde e pepino.
Já em regiões com clima moderado, como é o caso do resto da Borgonha, a uva produz vinhos com aromas de frutas brancas, como pêssego e melão. Para regiões do Novo Mundo (Américas, sul da África, no sudeste da Ásia e Oceania) o aroma é de frutas tropicais, como banana, abacaxi e manga.
Apesar da Chardonnay ser comumente associada aos vinhos brancos, vale ressaltar que a uva também é utilizada na produção de outros tipos de vinho, como doces, espumantes e até mesmo na produção do tradicional champanhe.
Os seus vinhos são encorpados e com uma textura cremosa, se caracterizando como uma uva potente e que possui estrutura para passar alguns anos envelhecendo. Não é atoa que “a Chardonnay é a uva mais tinta das brancas”, ditado que existe por conta de sua força e corpo (sensação do vinho na boca).
O nosso Fabenne Chardonnay Bag-in-Box tem cor amarela com reflexos esverdeados, quase um dourado e no olfato apresenta um aroma intenso de frutas amarelas e cítricas. Fabenne Chardonnay é um vinho complexo, leve e de grande frescor.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história dessa casta, vamos te dar algumas dicas básicas de como harmonizar o seu vinho Fabenne Chardonnay Bag-in-Box.
O vinho que não é envelhecido no carvalho, combina melhor com comidas de textura mais leves, como mexilhões, ostras e peixes suaves, e com maior acidez, tomate, alcaparra e alho-poró.
Já o vinho envelhecido no carvalho, vai bem com pratos mais encorpados e ricos em aromas (especiarias como açafrão, alecrim ou curry). Receitas que levam manteiga, creme de leite ou queijo derretido na preparação, combinam com a textura do vinho, como por exemplo: bacalhau, purês, polenta, massas com molho branco e risotos.
O que você achou da casta Chardonnay? Você pode garantir o seu Fabenne Chardonnay através do nosso site. Não se esqueça de dar uma olhada nos nossos outros conteúdos, onde contamos tudo sobre o Fabenne Malbec e o Fabenne Cabernet Sauvignon.