Dicas para harmonizar carnes & vinhos
E aí, ragazzi, como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos muito bem e felizes. E hoje a pergunta do dia é: quem aí não abre mão de um delicioso churrasco? Os apaixonados por carne estão por todos os lugares, assim como aqueles que amam vinhos.
E é por isso que no post de hoje você vai conferir algumas dicas para harmonizar carnes e vinhos que farão toda a diferença na hora de fazer aquele jantarzinho para os amigos. Ficou curioso(a) para saber quais dicas são essas? Então continue acompanhando o Blog da Nonna. Buona lettura!
Vinho Malbec
Os vinhos Malbec contam com coloração intensa, o que confere à bebida o apelido carinhoso de vinho negro. Já as nuances do vinho Malbec, por sua vez, vão desde o rubi ao violeta, com um bom volume, taninos refinados e acidez equilibrada.
Acredite: você pode apreciar um bom vinho Malbec seja lá qual for o seu gosto! Afinal, são vinhos fáceis de beber e, quando jovens, apresentam aromas de ameixa, cereja, framboesa e mirtilo, além de camadas de pimenta-preta, frutas secas, chocolate e café.
O Fabenne Malbec, por exemplo, é um vinho elaborado 100% com Uvas Malbec do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. Apresenta uma coloração vermelha púrpura intensa e possui aroma frutado, lembrando amora, ameixa e mel. É um vinho elegante com taninos leves e presença de frutas.
Carnes que harmonizam com o vinho Malbec:
- Picanha
- Costelinha na brasa
- Chorizo
- Asinha de frango
- Cassoulet
Cabernet Sauvignon
Os vinhos de Cabernet Sauvignon tintos são de cor profunda, encorpados e com muito tanino e acidez. Apresentam aromas de frutas pretas, como groselha preta e cereja preta; além de notas herbáceas, como pimentão e alcaçuz.
Quando provenientes de uvas de clima quente e maduras, os vinhos têm mais corpo, com taninos suaves e aromas de frutas negras marcantes e herbáceo mais suave. Por outro lado, uvas de climas frios ou pouco maduras resultam em vinhos mais duros, adstringentes (sensação de boca seca) e com herbáceo muito forte.
O Cabernet Sauvignon da Fabenne, por sua vez, é um vinho com notas intensas de frutas vermelhas, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Tannat. Não à toa esse é um dos vinhos mais consumidos do mundo!
Carnes que harmonizam com o vinho Cabernet Sauvignon:
- Cordeiro assado
- Filé mignon
- Contrafilé
- Bife de chorizo
- Ancho
- Prime rib
Chardonnay
Vamos começar com uma característica importante da uva Chardonnay: ela geralmente apresenta bastante diferença entre um exemplar e outro, já que o clima e o terroir influenciam muito as características sensoriais do produto final. Para saber mais sobre o que é o terroir, clique aqui.
Os aromas mais comuns nos vinhos Chardonnay são os frutados, podendo ser frutas cítricas (limão, lima, tangerina, maçã verde etc.) ou frutas tropicais (maracujá, abacaxi, banana, manga, pêssego, entre outras). É usual encontrar também aromas amadeirados (nozes, tostado, baunilha, avelã etc.) ou amanteigados (manteiga, mel, caramelo etc.).
Em uma variedade menor de exemplares, ainda é possível encontrar notas terrosas e minerais. Já o vinho Chardonnay da Fabenne é elaborado a partir de uvas 100% Chardonnay da Serra Gaúcha. Tem cor amarela com reflexos esverdeados, quase um dourado e no olfato apresenta um aroma intenso de frutas amarelas e cítricas.
Carnes que harmonizam com vinho Chardonnay:
- Frango
- Peru
- Bacalhau
- Tainha
- Salmão
- Frutos do mar
Os melhores vinhos estão na Fabenne
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer o casamento entre carnes e vinhos funcionar perfeitamente, que tal dar uma conferida no site da Fabenne? Lá você encontra as melhores opções de vinhos tinto, rosé e branco, além de acessórios para quem é apaixonado pelo mundo dos vinhos!