Temperatura do vinho: tudo o que você precisa saber
E aí, ragazzi! Como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos bem! Alguém por aqui com saudades de aprender mais sobre o incrível mundo dos vinhos? Então senta, pega a sua tacinha de Fabenne e se prepara.
No post de hoje você vai aprender tudo o que precisa saber sobre a temperatura do vinho. Afinal, é um crime beber vinho gelado? E colocar gelo? Calma… a Nonna respondeu tudo isso a seguir. Buona lettura!
Uma temperatura para cada vinho
É isso mesmo, você não leu errado. Existe uma temperatura ideal para o consumo de cada vinho. E sabe por que isso acontece? É bem simples. Alguns tipos de vinhos ficam muito melhores de serem consumidos em temperaturas mais baixas, enquanto outros garantem uma experiência totalmente diferente em temperaturas mais baixas.
E como saber qual vinho combina com qual vinho? Bom, aí você precisa aprender aqueles macetes que a Nonna sempre ensina por aqui. E vai ensinar dessa vez também! Vamos lá?
Ah, mas antes disso, uma dica importante, nada, absolutamente nada, influencia tanto na apreciação de um vinho quanto sua temperatura. Isso porque o vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances. Mas a regra de ouro aqui é: nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.
Vinhos e suas temperaturas ideais
Agora que você já entendeu um pouco sobre a importância de servir um vinho na temperatura correta, vamos entender qual a temperatura ideal para cada tipo de bebida.
- Espumante: 4°C a 10°C: neste caso, é importante que a temperatura se mantenha baixa porque essa bebida normalmente tem algumas propriedades que precisam ser conservadas em temperaturas amenas.
- Vinho branco: 6°C a 12°C: o sabor do álcool do vinho branco costuma ser mais pronunciado do que no vinho tinto, por isso, a temperatura baixa ajuda a suavizar esse gosto.
- Vinho Tinto leve: 12ºC a 15ºC: como o vinho tinto normalmente é mais ácido e rico em tanino, temperaturas baixas podem prejudicar o sabor e deixá-lo sem gosto.
- Vinho Tinto encorpado: 16ºC a 18ºC: quanto mais ácido for o vinho, maior deve ser a temperatura em que ele é servido.
Vinho com gelo: pode ou não pode?
Você com certeza já deve ter se deparado com essa dúvida. Mas antes de qualquer coisa, a Nonna responde para você: sim, você pode colocar gelo no seu vinho. Mas lembre-se que o gelo pode fazer com que a bebida perca algumas de suas principais características, como o verdadeiro aroma e paladar.
Nos espumantes, por exemplo, o gelo pode modificar as borbulhas; nos rosés e brancos, o aroma fica fraco e os tintos podem ficar rascantes, já que as pedrinhas de gelo realçam o tanino.
Não pira não!
A Nonna gosta de trazer esse tipo de conteúdo para que você aprenda tudo sobre o mundo dos vinhos, mas é importante lembrar que você não precisa se privar de consumir a bebida por conta da temperatura ideal, tá?
O Brasil é um país tropical, onde faz muito calor em grande parte dos estados. Portanto, é normal e cultural que muitos brasileiros tenham preferência por consumir vinho gelado. E tá tudo bem!
O que importa é que você tenha uma boa experiência enquanto bebe! E, por falar em boa experiência… já deu uma passadinha no site da Fabenne para garantir seus bags? Corre que a Nonna está te esperando!