Superstições da virada: entenda os significados
Fala, ragazzi! Como vocês estão? Todos animados para começar mais um ano? Por aqui os preparativos já estão a todo vapor. Não à toa, hoje a Nonna lembrou de um assunto típico de final de ano para falar com vocês por aqui: superstições.
Considerando que você tem mais de 18 anos (afinal, você está em um blog onde se fala sobre bebidas alcoólicas), essa palavra não deve ser estranha, não é mesmo? Afinal, quem é que nunca pulou as sete ondinhas quando o relógio bateu meia noite? Ou guardou as sementes de uva na carteira?
Se você já tem essas ou alguma outra superstição, mas no fundo não sabe ao certo o porquê, não se preocupe. No post de hoje a Nonna vai te contar um pouco mais sobre as principais superstições de final de ano. Vamos lá? Buona lettura!
Roupas novas e de cores claras
Usar branco na virada: essa com certeza deve ser a superstição mais adotada em todo o mundo, né? Mas por que será que ela é tão importante? Pense com a Nonna: começar o novo ano vestindo algo novo dá a sensação de recomeço e maior abertura para o novo, de modo geral, né?
Já no que diz respeito às cores, elas também são pensadas visando os desejos para o ano. Normalmente, as pessoas atrelam a roupa nova a uma cor cujo significado seja compatível com o que elas querem alcançar. Dá uma olhadinha nessas cores que você pode escolher para passar a virada:
- Branco: paz, pureza e calma;
- Prata: novidades, inovação e modernidade;
- Dourado: riqueza, sucesso e prosperidade;
- Vermelho: paixão, desejo e intensidade;
- Amarelo: dinheiro, alegria e extroversão;
- Laranja: energia, entusiasmo e coragem;
- Rosa: amor, afeto e carinho;
- Lilás e roxo: autoconhecimento, desenvolvimento espiritual e intuição;
- Verde: saúde, esperança e boa sorte;
- Azul: harmonia, honestidade;
- Preto: independência, autoridade e tomada de decisões.
Comer lentilha
De acordo com a superstição popular, comer uma colher de sopa de lentilha na noite da virada assegura um ano inteiro de muita fatura à mesa. Você tem esse costume? Em algumas culturas, grãos como lentilha e ervilha simbolizam prosperidade.
Ah, algumas pessoas também associam o formato, redondo e achatado, com o de uma moeda, e assim depositam esperança em maiores ganhos financeiros consumindo a leguminosa na noite da virada. Bora comer lentilha, né? Ah, para harmonizar com a sua lentilha, opte por um vinho Pinot Noir.
Guardar semente de uva
Você com certeza já deve ter visto aquele seu tio guardando 12 sementes de uvas no dia da virada, né? Normalmente, essas sementes são embrulhadas cuidadosamente e guardadas na carteira. Mas sabe o que está por trás dessa crença?
Quem faz isso acredita que as sementes de uva são sinônimo de prosperidade. Por isso, manter 12 dentro da carteira garantirá dinheiro em abundância nos 12 meses do ano. Melhor prevenir do que remediar, né?
Pular 7 ondas
Essa é para a galera que gosta de passar o final do ano na praia. Uma das superstições mais conhecidas e praticadas por quem passa essa data no litoral, é pular as 7 ondas nos primeiros minutos do ano novo. Por quê? Para garantir purificação e forças para vencer os obstáculos. ]
Já a quantidade de ondas tem raízes na Umbanda que entende o número 7 como os 7 sentidos da vida. Assim, além de purificação, a cada onda pulada, a pessoa pode fazer um pedido para o próximo ano e contar com a energia vinda do mar para alcançá-los.
Por um 2023 incrível!
Independente de qual seja a sua superstição, a Nonna deseja que seu ano de 2023 seja simplesmente incrível. Que você consiga tirar todos aqueles planos do papel, e que seja muito feliz perto de quem ama e quer bem.
E, para comemorar a chegada de mais um ano que tem tudo para ser incrível, não esqueça que os vinhos da Fabenne são sempre uma excelente opção, hein? Acesse nosso site e escolha agora mesmo os seus.