Guia completo de Harmonização de vinhos sobremesas
E aí, ragazzi! Como você está? A Nonna espera que estejam todos bem e muito felizes. Falando em felicidade… quem aí ama uma sobremesa logo depois do almoço? A Nonna é apaixonada por um docinho, viu?
E, como ela também é apaixonada por vinhos, por que não compartilhar essas paixões com todos vocês, não é mesmo? Por isso, no post de hoje você confere algumas dicas valiosas sobre como harmonizar vinhos e sobremesas. Curioso para saber como essa harmonização acontece? Então vamos lá. Buona lettura!
Alguns pontos importantes sobre a harmonização de vinhos e sobremesas
Antes de sair por aí aplicando a regra de contraste e semelhança com todas as sobremesas e vinhos que você conhece, confira alguns pontos que a Nonna acha importantes para que essa harmonização seja bem sucedida:
- Vinhos fortificados ou naturalmente doces provavelmente se darão melhor do que secos nesse tipo de harmonização.
- Vinhos envelhecidos em carvalho com notas tostadas podem funcionar bem com sobremesas que levam nozes em suas receitas.
- Se as sobremesas forem muito doces, talvez a melhor solução não seja tentar equiparar sua doçura, mas tentar contrastar parte de sua textura com um espumante, por exemplo.
Se ligou nas dicas? Então, vamos para a harmonização de vinhos e sobremesas na prática.
Chocolate e vinho
Sim, a Nonna sabe que essa é uma combinação clássica que volta e meia aparece por aqui. Mas como grande parte das sobremesas leva chocolate, nada mais justo que ela apareça mais uma vez, né?
Mas atenção: o chocolate é um ingrediente que exige muito cuidado na hora da harmonização. Isso porque é muito mais fácil encontrar um vinho que harmonize bem com chocolate amargo do que com chocolate ao leite.
Por isso, aqui fica a dica: tintos com baixo teor alcoólico, leves e frutados são os que melhor harmonizam com chocolate ao leite. Para sobremesas que levam chocolate branco, prefira um espumante Chardonnay.
Frutas e chocolate
Olha aí o tipo de sobremesa mais querido pelas vovós de todo o mundo: as que levam frutas. Brincadeiras à parte, as sobremesas que têm frutas como ingrediente principal também podem ser harmonizadas com vinhos. Quer ver como?
Quando a sobremesa é o ingrediente principal da sobremesa, muito provavelmente esse prato será mais fresco e não muito doce, certo? Por isso, se a doçura não for muito além do natural da própria fruta, opte por vinhos mais delicados.
Neste caso, dê preferência aos doces naturais (e também brancos, mesmo que a fruta usada na sobremesa seja vermelha) ou de colheita tardia. Aqui, a regra de harmonização por semelhança é super válida.
Cremes e vinho
Por fim, mas não menos importante, vamos aprender com a Nonna como harmonizar cremes de sobremesa e vinhos. Afinal, praticamente toda sobremesa leva um bom creme, né?
E aqui fica uma dica muito valiosa: sobremesas que levam muito leite em sua composição costumam harmonizar bem com vinhos doces naturais brancos. Especialmente os com acidez mais pronunciada (que farão bom contraponto para a textura), e também com espumantes doces.
Entre os brancos doces, prefira os feitos com a famosa “podridão nobre”, fungo que ataca as uvas e concentra os sabores. Ficou na dúvida? Um Vinho Branco da Fabenne com certeza é a melhor pedida para harmonizar com esse tipo de sobremesa.
Os melhores vinhos estão na Fabenne
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como harmonizar vinhos e sobremesas, não esqueça de dar aquela passadinha no site da Fabenne, hein? Além de harmonizar com os seus pratos, você ainda pode usar nossos vinhos em suas receitas! A Nonna está te esperando. Corre!