Ressaca de vinho: 5 dicas para a recuperação total
Eiii, silêncio! Temos aqui uma senhora sofrendo com os sintomas de uma ressaca. Será que você pode falar um pouco mais baixo, por favor? Brincadeirinha!!! A Nonna te pegou nessa, né?
Já faz muito tempo que a ressaca não chega por aqui, mas se você tem exagerado nas taças de vinho e no outro dia tem a sensação de que não existe mais água no seu corpo, calma, a Nonna vai te ajudar.
No post de hoje aqui no blog da Fabenne você confere algumas dicas para lidar com a tão temida ressaca de vinho, rumo à recuperação total. Será que é possível? Vamos descobrir. Buona lettura!
O que causa a ressaca?
Se você ainda é um jovem ragazzo, certamente já deve ter perdido as contas na hora do happy hour. E o resultado disso com certeza foi uma bela ressaca. Isso porque a ressaca nada mais é do que uma resposta do seu corpo ao desequilíbrio causado no organismo pelo consumo excessivo de álcool.
Por isso, toda vez que você bebe em excesso (vinho ou qualquer outra bebida alcoólica), o seu fígado é sobrecarregado para para eliminar o excesso de álcool do sangue, ao passo que todo o seu corpo sofre devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes. Ou seja, tudo é dor e sofrimento.
Mas para lidar com aquela ressaca de vinho, a Nonna tem algumas dicas que são super úteis!
Água, água, água e mais água
Sim, a Nonna sabe que essa é uma dica muito batida e que você já está cansado(a) de saber. Mas não tem forma milagrosa de se recuperar de uma ressaca a não ser consumindo muita água. E preste atenção: tomar água só depois que o estrago estiver feito não resolve muita coisa, viu?
Para evitar uma ressaca de vinho daquelas, procure tomar água entre as taças. Uma boa ideia é tomar pequenos goles de água com gás que, além de ajudar a hidratar, ainda limpa o paladar e torna a degustação ainda mais interessante.
Café da manhã com mel
A Nonna sabe, pode parecer loucura comer alguma coisa logo que você acordar depois de uma bebedeira, né? Mas é preciso fornecer energia ao seu corpo para que ele consiga se recuperar. Para facilitar, a dica aqui é apostar em alimentos como torradas ou cereais, que são de fácil digestão.
Dica extra: e acrescente uma colher de mel. Esse ingrediente é rico em frutose, o mesmo açúcar encontrado nas frutas, e tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam seu organismo a se livrar do mal-estar. Fora que é uma delícia, né?
Cuidado com a automedicação
Atualmente existem no mercado diversos remédios que prometem fazer milagres no combate à ressaca, mas é preciso estar atento(a). O paracetamol, por exemplo, não é indicado para curar ressaca, pois sua metabolização pode sobrecarregar ainda mais o fígado.
Dessa forma, é sempre importante ter orientação do médico ou do farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento na tentativa de diminuir os efeitos da ressaca no corpo.
Descanse, ragazzi!
A ressaca nada mais é do que uma intoxicação por álcool. Seu corpo está reagindo como se você estivesse doente, por isso o mal estar. Assim, se possível, procure descansar e se manter relaxado, evitando situações que exijam um alto nível de concentração (como estudar, por exemplo).
Dê ao seu organismo o tempo e o descanso necessários para que ele possa se recuperar da melhor forma possível. Tirar uma soneca também pode ajudar a lidar com a sua ressaca de vinho.
Cuidado para não exagerar
A Nonna sabe que é normal acabar exagerando nas taças de vinho vez ou outra, mas não pode terminar esse texto sem dar aquele puxãozinho de orelha: cuidado para não exagerar! O consumo de vinho ou de qualquer outra bebida alcoólica deve fazer parte de bons momentos da sua vida, e não ser sinônimo de ressacas terríveis.
Por isso, opte sempre por um consumo consciente e saudável. Assim, além de aproveitar ao máximo os melhores momentos ao lado de quem você ama, você ainda evita aquela ressaca chatinha do dia seguinte, né?
Agora que você já sabe como lidar com uma ressaca de vinho, não esquece de dar uma passadinha no site da Fabenne para conferir as novidades!