#RECEITADANONNA: APRENDA A FAZER SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA (E A HARMONIZAR COM MERLOT)
Alguém aí com saudades das #ReceitasdaNonna? A gente sabe que sim! Por isso, no post de hoje ela vai ensinar uma receita que só tem nome difícil, mas que é super fácil de fazer: Spaghetti Alla Puttanesca! Chique, né? Mas calma, o passo a passo vai te ajudar, e de quebra você ainda vai aprender a harmonizar essa massa deliciosa com um bom vinho merlot.
Pra que melhor? Papel e caneta em uma mão, taça de vinho da Fabenne na outra e vamos lá! Buona lettura.
História do Spaghetti Alla Puttanesca
É claro que não poderíamos começar sem um momento de #históriadaNonna, né? Por isso, antes de te ensinar as melhores receitinhas dessa massa, vamos entender um pouco melhor a história dela. E já te adiantamos: ela é um tanto inusitada!
Esse conhecido molho de massas foi criado na cidade italiana de Nápoles, e existem três versões para a origem do nome puttanesca. A primeira diz que as prostitutas locais teriam inventado a receita, porque era rápida e podia ser feita nos intervalos entre um cliente e outro.
A segunda versão afirma que o aroma agradável do prato atrairia clientes que passassem perto dos prostíbulos. E a terceira diz que a história que esse prato típico italiano teve origem em uma pequena cidade da Itália, onde uma esposa que traía o seu marido todas as tardes, chegava atrasada para preparar o jantar.
Com medo de o esposo chegar do trabalho e a janta não estar pronta, a esposa inventou esse prato rápido e de fácil preparo. Por isso que ficou conhecido como Spaghetti Alla "Puttanesca"
RECEITA SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história (doida) dessa massa, é hora de aprender como fazer, né? Se liga nessa receitinha da Nonna.
Ingredientes
- 1 pacote de espaguete grano duro (ou qualquer massa longa de sua preferência)
- 4 tomates picados
- 3 dentes de alho amassado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- 40 g de filés de anchova em conserva
- 1/2 xícara (chá) de salsinha picada
- 1/2 pimenta vermelha picada sem sementes
- 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
- 1 colher (sobremesa) de alcaparras (opcional)
Modo de preparo:
- Frite o alho, a pimenta e as anchovas no azeite até as anchovas derreterem.
- Coloque as azeitonas pretas e frite mais 1 minuto.
- Acrescente os tomates e 1/2 xícara (chá) de água e deixe apurar por 8 minutos (tempo em que a massa leva para cozinhar al dente).
- Em uma travessa despeje o molho por cima da massa.
Dica extra: a o invés de queijo ralado, experimente derreter 1 colher (sopa) grande de manteiga em uma frigideira e torrar ligeiramente com 1 xícara (chá) de farinha de rosca para polvilhar por cima da massa. Depois conta pra gente o que achou!
Spaghetti Alla Puttanesca e Vinho Merlot: harmoniza ou não harmoniza?
É claro que harmoniza! Afinal, estamos falando de um dos casamentos mais bem sucedidos do mundo: massa + vinho. Mas especialmente no caso de Puttanesca + Merlot, esse casamento é ainda mais incrível e saboroso, já que o molho dessa massa costuma ser mais salgado (devido à presença de alcaparras e anchovas), o que é prontamente ‘quebrado’ por vinhos de corpo médio como o Merlot.
Ei, não esqueça da Fabenne!
Quem diria, hein? De macarrão instantâneo para Spaghetti Alla Puttanesca! Esse ragazzo é o orgulho da Nonna mesmo. E, para ser motivo de mais orgulho ainda, é só garantir seus bags de vinho aqui na Fabenne.
Spoiler: na Fabenne você também encontra bags de Merlot, tá?
Caso prefira branco ou rosé... não tem problema, porque aqui tem também.