QUENTÃO OU VINHO QUENTE: ENTENDA A DIFERENÇA E APRENDA A FAZER
Pula fogueira iá iá!
Pula fogueira iô io iô!
Tá sentindo? A animação das festas juninas já chegou aqui na Fabenne, e a Nonna está neste momento preparando um quentão pra deixar todo mundo quentinho (e animado, né). Mas antes de começar os preparos do quentão, é claro que ela precisou responder àquela famosa pergunta: é quentão ou vinho quente?
E, como ela está sempre pensando em você e em como esclarecer suas dúvidas, é claro que ela trouxe as respostas pra cá também! Você não sabe quais são as principais diferenças entre quentão e vinho quente? E nem como fazer um ou outro? Não se preocupe. A Nonna reuniu todas essas informações no post de hoje. Buona lettura!
ONDE SURGIU O QUENTÃO?
Calma lá! Antes de falarmos sobre as diferenças, você sabe que a Nonna adora uma boa história. Por isso, vai te contar (bem rapidinho) onde surgiu o quentão. Resumindo: não existe consenso sobre a origem do quentão.
Há quem diga que a bebida foi criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, quando a população resolveu adicionar especiarias à cachaça para aquecer o corpo durante as festividades comemorativas de junho. Mas há também quem diga que a bebida tem sua origem ligada ao ciclo da cana-de-açúcar, ainda nos primeiros anos de colonização.
O certo é que a produção canavieira e a dificuldade de acesso a outras bebidas destiladas permitiu a criação de uma bebida saborosa, tipicamente brasileira e que ganha cada vez mais fãs!
ONDE SURGIU O VINHO QUENTE?
Só mais um pouquinho de história pra você entender também a origem do vinho quente. Diversas nações dizem ser o berço dessa delícia, mas o registro mais antigo que se tem é no século 2, ou seja, o vinho quente foi criado pelos romanos para combater o frio.
Como eles conquistaram grande parte do território europeu ao longo do século seguinte, a receita acabou se espalhando por todo o império. Durante a Idade Média, a popularidade do líquido fumegante aumentou ainda mais quando começaram a acrescentar especiarias – acreditavam que a receita ajudaria a combater doenças.
Aqui no Brasil, a combinação veio com a chegada dos portugueses e foi associada às festas católicas, que homenageavam os santos no mês de junho. Não demorou a se tornar um clássico de sabor inconfundível, com muitas frutas, cravo e canela.
QUENTÃO OU VINHO QUENTE: SAIBA QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS
Agora que você já sabe um pouquinho da história de cada uma dessas bebidas, vamos à única diferença que existe entre as duas. Basicamente, o que difere o quentão de vinho quente é que o primeiro leva cachaça, e o segundo leva vinho (como o próprio nome sugere) em sua receita.
Pensou que tinha mais mistério por aí, né? Que nada! As duas bebidas são deliciosas, super fáceis de fazer e combinam super bem com climas mais frios. Que tal aprender a fazer quentão e vinho quente? Vem que a Nonna te ensina!
RECEITA DE QUENTÃO
Para fazer um delicioso quentão você vai precisar de:
Ingredientes:
- 1 garrafa de cachaça (600 ml)
- 600 ml de água
- 500 g de açúcar
- casca de 2 laranjas
- casca de 1 limão
- 50 g de gengibre em pedacinhos
- cravo-da-índia a gosto
- canela em pau a gosto
- 1 maçã cortada em pedacinhos
Modo de Preparo:
- Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela.
- Quando o açúcar estiver derretendo, acrescente a cachaça e a água, deixando cozinhar por aproximadamente 25 minutos, em fogo médio.
- Filtre e, em seguida, coloque a maçã picadinha.
- Mantenha aquecido no fogo e sirva!
- 1 e ½ litro de vinho tinto
- Suco de 1 laranja
- 3 paus de canela
- 2 maçãs pequenas ou 1 grande
- 400 g de açúcar
- 400 ml de água
- 10 g de cravo
- 1 colher (chá) de noz-moscada
- Em uma panela, coloque o vinho, o açúcar, o suco de laranja, as canelas em pau, os cravos, a noz-moscada e mexa bem.
- Em seguida, adicione a água e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Pique a maçã em pedaços pequenos e adicione à panela quando o líquido já tiver reduzido um pouco.
- Deixe em fogo baixo por mais um tempinho, até que as maçãs estejam embebidas no vinho.
- Sirva quente e decore o copo com rodelas de laranja e paus de canela.
Viu como é fácil? Em menos de 50 minutos você consegue preparar 600 ml de quentão! Para fazer em maior quantidade, basta dobrar a quantidade de ingredientes.
RECEITA DE VINHO QUENTE
Não conta pra ninguém, mas a Nonna prefere Vinho Quente a Quentão!
E, por isso, vai ensinar a receita dela pra você.
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Prontinho! Você terá mais de um litro de quentão para servir para seus amigos e familiares, e vai deixar todo mundo encantado com as suas habilidades!
Ah, não esqueça de oferecer boas taças de vinho também, tá? Dá uma olhadinha nas bags da Fabenne e aproveite para renovar seu estoque. Até a próxima!