RECEITA DA NONNA: ARROZ AO VINHO BRANCO
Que o arroz é uma das comidas mais versáteis do mundo, disso todo mundo já sabe. Você pode optar pela famosa dupla arroz e feijão, fazer um delicioso risoto, arroz de forno, arroz com qualquer coisa que tenha na geladeira...Mas e a combinação arroz + vinho, será que funciona? Vamos te dar um spoiler: funciona e muito!
Por isso, no post de hoje a Nonna trouxe uma receita deliciosa de Arroz ao Vinho Branco (até porque ao Vinho Tinto ia ficar um pouquinho estranho, né?) Preparado para aprender essas super receitas e deixar todo mundo assustado com as suas super habilidades de masterchef? Então, vamos lá. Buona lettura!
INGREDIENTES
Para fazer o seu Arroz ao Vinho Branco, você não vai precisar de muita coisa. Sabe aquele tipo de receita que dá para fazer com o que você tem sobrando na geladeira? Então, é essa mesma! Dá uma olhadinha no que você vai precisar:
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- 3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
- 1 xícara (chá) de Vinho Branco Moscato
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 4 xícaras (chá) de água fervente
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 3 colheres (sopa) de cebolinha picada
MODO DE PREPARO
Viu como são poucos os ingredientes? Deu uma olhada na despensa e na geladeira? Tem tudo aí? Então vamos ao modo de preparo.
Ah, a Nonna pediu para avisar que essa receita não leva mais do que 30 minutinhos para ficar pronta, tá?
Ou seja, é perfeita para aquele dia em que você quer impressionar alguém com um jantar, mas tem pouco tempo (e prática na cozinha).
Mas a Nonna confia nos seus dons de masterchef! Por isso, elaborou um passo a passo bem detalhado que vai te ajudar muito:
- Comece aquecendo a manteiga em uma panela média e, logo em seguida, adicionando o arroz. Acrescentou? Então mexa até que ele fique completamente seco e brilhante, mas cuidado para não queimar!
- Arroz sequinho e brilhante? É hora de acrescentar o Vinho Branco Moscato à mistura! Comece pelo vinho, e logo em seguida adicione a água e a pimenta-do-reino. Siga mexendo para que tudo se misture bem.
- Depois que todos os ingredientes adicionados estiverem devidamente misturados, cozinhe o arroz em fogo médio e com a panela semi-tampada por volta 20 minutos, ou até secar.
- Para finalizar, sirva com o queijo parmesão e a cebolinha verde.
ACOMPANHAMENTOS
O Arroz ao Vinho Branco é mais cremoso do que o arroz comum, mas não espere uma cremosidade como a de um risoto! Como tem uma acidez equilibrada provocada pelo vinho, carnes mais ‘gordurosas’ são uma ótima opção para acompanhar, como costela na panela de pressão, por exemplo.
Você ainda pode servir o seu Arroz ao Vinho Moscato com legumes grelhados ou ao vapor.
VINHO PARA HARMONIZAR!
Um bom Arroz ao Vinho Moscato harmoniza nada mais nada menos do que com um... bom Vinho Moscato, né? A acidez presente nos dois harmoniza perfeitamente no paladar, criando uma experiência incrível.
Mas caso você opte por servir o seu arroz com uma carne que leva um molho mais denso, talvez seja uma boa opção harmonizar o prato com um bom Vinho Tinto encorpado, já que ele ajudará a limpar o paladar da gordura do queijo e do molho da carne.
Conta pra Nonna: O que achou dessa super receita de Arroz ao Vinho Branco? Super fácil de fazer, né? Quando você fizer, volta aqui contar se deu tudo certo. Logo teremos mais receitas com vinhos por aqui!
E, os melhores vinhos (para compor suas receitas ou harmonizar com os pratos) você encontra na Fabenne! E a Nonna vai te contar um segredo: o site está com promoção! Dê uma passadinha lá para conferir.