VINHO E CHOCOLATE: HARMONIZAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER
Se pudéssemos listar apenas duas grandes paixões, com certeza elas seriam: vinho e chocolate. Afinal de contas, ambas são afrodisíacas e capazes de transformar completamente nosso estado de humor! E se disséssemos que, além de deliciosos individualmente, eles também podem chegar a outro patamar de sabor quando juntos? É sobre isso que falamos no post de hoje, vinho e chocolate:as melhores harmonizações para a Páscoa. Vamos lá! Buona lettura.
De início, um bom chocolate amargo
Você sabia que uma das maiores dificuldades na harmonização de vinho e chocolate é a presença de açúcar e gordura no chocolate? Isso porque essas duas substâncias acabam fazendo com que as papilas gustativas tenham dificuldade em sentir outros sabores. Por isso, nossa primeira dica é que você comece esse processo apostando em bons chocolates amargos.
Um chocolate que tenha entre 50% e 70% de cacau, por exemplo, conta com menos açúcar e gordura. E pode ser perfeitamente harmonizado com um vinho aromático, encorpado e com alto teor de açúcar residual, como é o caso de um bom Vinho Tinto ou de Sobremesa.
Que tal um vinho licoroso?
Conhecido por sua doçura e alta graduação alcoólica, o vinho licoroso passa por um processo de vinificação diferenciado, onde lhe é adicionado o álcool vínico. Com isso, a fermentação é interrompida, fazendo com que o açúcar natural da fruta seja ressaltado.
Ou seja, ele e o chocolate formam um belo par açucarado, uma vez quando provados juntos em uma boa harmonização. Tome cuidado apenas para não se embriagar!
Vinhos de colheita tardia
Um dos princípios básicos da harmonização, seja ela com chocolates ou outros alimentos, é a semelhança ou contraste. No caso de vinhos de colheita tardia, por exemplo, optamos pela semelhança que possuem com chocolates brancos. Isso porque esse tipo de vinho conta com uma quantidade de açúcar mais concentrada, o que o torna mais denso e doce, assim como o chocolate branco que é naturalmente mais gorduroso.
Você também pode harmonizar um vinho de colheita tardia com um bom chocolate ao leite, já que a doçura de ambos promove uma boa sintonia Tome cuidado apenas com a acidez, para que exista equilíbrio entre uma os sabores.
Vinho tinto seco e chocolate amargo
Aqui o que vale é o princípio básico de harmonização de contraste. Enquanto o chocolate com alta concentração de cacau (pelo menos 75%) preenche o paladar com um amargor típico, o vinho tinto seco funciona como uma forma de ‘adstringente’ do paladar, promovendo um casamento perfeito para as papilas gustativas.
Dica extra: Cabernet Sauvignon e Syrah costumam harmonizar melhor ainda com chocolates com alta concentração de cacau, já que contam com paladar amadeirado que deixa a combinação ainda mais interessante.
Combinações com chocolate branco
Agora, se você é um verdadeiro amante do chocolate branco, já deve saber que uma das harmonizações perfeitas dessa iguaria se dá com um bom moscatel do tipo Perlage. Isso porque o Perlage é tradicionalmente mais doce (princípio de semelhança), além de contar com bolhas de gás carbônico e acidez equilibrada, fatores que ajudam a limpar o paladar da gordura e doçura excessiva do chocolate branco.
Outra bebida que segue na mesma linha de harmonização com o chocolate branco é o vinho da mesma cor. Com doçura parecida, a combinação de sabores é surpreendente! Espumantes moscatéis também são ótimas opções para esse casamento.
Dica extra: quer deixar essa experiência ainda mais interessante? Experimente harmonizar um bom chocolate branco com um um vinho que tenha passado pelo processo de fermentação maloláctica. Esse tipo de fermentação confere um toque amanteigado ao vinho, o que combina super bem com o chocolate.
Combinações com Chocolate ao leite
Quem não gosta de um bom e tradicional chocolate ao leite, não é mesmo? Se essa for a sua opção para a páscoa, não deixe de considerar as opções de vinhos que podem harmonizar super bem com o doce. Para os que gostam de se manter na linha da doçura, o vinho do Porto é uma ótima opção, já que complementa o sabor do chocolate ao leite sem anulá-lo.
Agora, se você prefere sabores contrastantes, aposte em um bom Vinho Tinto quando for apreciar seu chocolate ao leite. Ele ajudará a valorizar o sabor do doce, mas sem tornar a harmonização enjoativa ou óbvia.
Combinações com chocolate amargo
Como já citamos, esse é um dos tipos de harmonização mais fácil de se fazer (baixo teor de açúcar e gordura, paladar ‘limpo’. E é justamente por ser mais amargo e marcante, que esse tipo de chocolate vai super bem com vinhos que possuem características semelhantes.
O chocolate meio-amargo, por exemplo, ainda conta com certa doçura, por isso, sua harmonização perfeita acontece com um bom Vinho Tinto mais encorpado. Já os chocolates com alto teor de cacau (75% ou mais), pedem por vinhos com taninos mais marcantes, como um bom Cabernet Sauvignon.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como harmonizar os chocolates de Páscoa com bons vinhos, é hora de garantir bons rótulos, não é mesmo? E, se você ainda não conhece as opções da Fabenne, passou da hora de visitar nossa adega virtual e pra lá de moderna.
Nossas bag-in-box são a opção perfeita para acompanhar seu almoço de Páscoa (e de qualquer outra data comemorativa). Com o dispenser hermético, você pode servir seus convidados e guardar o que sobrar (se sobrar) para beber depois. Tudo isso sem comprometer a qualidade do vinho.
Acesse nosso site e conheça nossas opções de vinhos para harmonizar com seus chocolates de páscoa e deixar essa data ainda mais gostosa!