O momento que você decide tomar uma taça de vinho depois de um dia cansativo, ou para comemorar alguma conquista ou até mesmo com amigos é um momento especial e que nada deveria estragar. Porém podem ocorrer alguns acidentes inesperados, como por exemplo, você derrubar a taça em sua roupa.
Essa é uma situação que muitas vezes pode ser vista como irreversível, mas ainda bem que vocês tem a Fabenne para te contar que no final, tudo vai dar certo.
Aqui vão algumas dicas para os desastrados de plantão nunca mais jogarem uma camisa branca manchada de vinho fora. Mas preste atenção, o resultado de cada procedimento irá depender dos materiais que você irá usar e também da composição do tecido de cada roupa.
Tirando manchas de vinho com água fria
Assim que o acidente acontecer, deixe a roupa de molho na água fria e espere agir. A primeira dica é simples, mas sabemos que nem sempre é possível solucionar esse problema na hora.
Tirando manchas de vinho com vinagre e água
Antes de passar a dica, fique atento: o vinagre precisa ser neutro como os de álcool ou vinho branco.
Prepare uma solução com 3 partes de vinagre e uma parte de água. Despeje por cima da mancha e esperar agir. Lave normalmente depois
Tirando manchas de vinho com limão e sal
Não, agora não é hora de tomar um shot de tequila, esse post ainda é sobre como se livrar das manchas de vinho!
A acidez do limão e o potencial absorvente do sal tornam essa combinação um ótimo removedor. Aqui você vai precisar espremer o limão por cima da mancha e depois esfregar com sal. Deixe agir por uma hora e lave bem depois!
Tirando manchas de vinho com água oxigenada
Primeiro, fique ligado nessa observação: teste a água oxigenada em um pedaço pequeno de tecido, para se certificar que não irá manchar.
Preparo para a mistura:
- 4 colheres (sopa) de água
- 1/2 colher (sopa) de sabão em pó
- 2 colheres e meia (sopa) de produto de limpeza pesada
- 2 colheres e meia (sopa) de água oxigenada de volume 30 ou 40 (ou água sanitária)
Agora só despejar a solução sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e esfregar levemente com uma escova de dentes.
Tirando manchas de vinho com leite
Essa dica é direcionada para manchas de vinhos que estão úmidas ou até mesmo secas.
Espalhe um pouco de detergente na mancha, coloque um saco de gelo por cima e deixe agir até que a mancha fique com uma coloração verde-acinzentada. Depois, ferva de 1 a 2 xícaras de leite e despeje na mancha, deixando fazer efeito por 15 minutos. Por fim, torça a roupa e deixe de molho na água fria. Observe se a roupa voltou ao seu estado normal e lave novamente.
O que achou dessas dicas? Tenho certeza que elas podem salvar a pele de muitos por aí, agora tomar vinho com uma roupa nova não deve ser mais uma preocupação. Mas não se esqueça, quanto antes você agir, melhor o resultado e nunca lave uma mancha de vinho com água quente, ao invés de ajudar, ela só irá potencializar a impregnação da bebida no tecido.