Ragazzi! Tudo bem? Voltei com mais dicas sobre harmonização e hoje é dia de falar sobre o Moscato Giallo, um dos meus queridinhos.Já vou começar dando um aviso aos carnívoros: esse não é o vinho ideal para servir junto com carnes vermelhas e pesadas. Sempre opte por aves, peixes, frutos do mar ou até mesmo um bom lombo suíno.
Dito isso, vamos aos petiscos que tanto amo. Costumo dizer que queijo nunca é demais e grazie a Dio essa afirmação serve para o Moscato também. Os queijos leves como brie e camembert são uma ótima escolha, assim como os de intensidade média, emmental e gouda, e também os com gosto mais forte, como o gorgonzola e roquefort.
Já consigo imaginar um delicioso fettuccine ao molho de 4 queijos acompanhado por filé de frango, bem temperadinho.
E falando em temperos, quase me esqueci de comentar com vocês quais são as especiarias que mais combinam com esse tipo de vinho. Segue a lista das que eu mais uso na minha cozinha: canela, cardamomo, gengibre, ervas, como manjericão, coentro e menta, e pimentas de diversos tipos.
E para fechar da melhor forma possível o seu jantar, vamos para a sobremesa!
O que mais vai combinar aqui são doces leves, como uma panna cotta ou quem sabe uma torta de maçã acompanhada de uma bola, ou mais, de sorvete de creme.
Escrever essas dicas para vocês só está aumentando minha fome, vou correndo para a cozinha!
Baccio da Nonna!