Oi ragazzi, como estão as coisas? Para finalizar nossa sequência de receitas típicas de São João, hoje venho me despedir da minha versão Nonna Junina com uma receita para adoçar nosso paladar!
O prato escolhido é a Canjica Doce, e se você nunca provou essa belezura, espero que depois de ler o que tenho para falar, você vá correndo para cozinha fazer a Canjica Cremosa da Nonna, combinato?
Como eu sou bem enxerida e curiosa, fui atrás da origem deste prato também e descobri que ele não é tradicional do Brasil, acredita? Pois é, eu jurava que era.
Após uma longa pesquisa, que fiz sozinha nessa caspita de computador, descobri que existem 3 possíveis derivações da palavra “canjica” vindas dos Tupinambás, da Índia e do quimbundo, língua falada na África, na região da Angola (tive que copiar e colar isso aqui, ainda bem que a minha neta me ensinou a fazer isso).
E eu não parei por ai, já estou ficando mais à vontade com tanta tecnologia… Aprendi que em Malabar, na Ásia, o que conhecemos como “canjica”, lá se chama “Kanji”, que significa “arroz com água” e é tradicionalmente consumido no mês de Ramadã, durante as noites. Já os Tupinambás chamam o prato feito com milho de “acanjic”, termo que veio do tupi. E por fim, segundo minhas profundas pesquisas, a origem mais concreta da receita se dá na África, onde a palavra “canjica” é derivada de “Kanzika”, termo muito utilizado na região do Congo e de Angola.
Os escravos trouxeram essa cultura culinária para o Brasil e apesar do prato ter sido muito consumido nas senzalas, ele se estendeu para o cardápio dos nobres e ganhou novos ingredientes, como canela, cravo e leite de coco, dando origem ao que conhecemos hoje.
Gostaram? Nonna também é cultura! Mas agora chega de conversa fiada e vamos direto ao ponto: a receita.
Ingredientes:
- 500g de canjica branca
- 1 lata de leite condensado
- 1 vidro de leite de coco
- 50 g de coco ralado úmido e adoçado
- 1 litro de leite
- 8 colheres (sopa) de açúcar
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
- Lavar a canjica em água corrente
- Deixar de molho por aproximadamente 4 horas com o açúcar
- Cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água por, aproximadamente, 20 minutos ou até que esteja macia
- Coloque em outra panela, se necessário maior, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado
- Deixe ferver por 10 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo da panela
- Desligue o fogo quando estiver bem cremosa
- Polvilhe a canela em pó e sirva-se
Pronto ragazzi! Essa foi minha última receita junina para você e sendo bem sincera, graças a Deus que acabou! Acho que engordei 3kg depois de comer tudo que ensinei para vocês...
Bacio da Nonna!